segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Polícia desarticula quadrilha interestadual de roubo a bancos

Suspeitos de participarem de assaltos a banco e carro forte no município de Coelho Neto, são presos!


Uma operação das polícias do Maranhão e Piauí resultou na desarticulação de uma quadrilha interestadual de roubo a bancos no sábado, dia 24. Houve confronto com a polícia e dois assaltantes foram mortos. As informações foram repassadas pelo delegado Tiago Bardal, responsável pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). As ações foram desenvolvidas em conjunto pela Seic e as polícias Civil e Militar do Piauí.
Operação Durante a operação foram presos Alexandre Soares Martins Braz e Luís Carlos Rodrigues de Oliveira. Eles foram detidos na cidade de José de Freitas, no Piauí. Eles são suspeitos de participarem de assaltos a bancos nos municípios maranhenses de Coelho Neto, Gonçalves Dias e Eugênio Barros. Durante o confronto com a polícia, dois suspeitos reagiram e foram mortos.
Um deles foi identificado como José Carlos da Silva Magalhães, conhecido como Bara. Ele já havia sido preso suspeito da realização de assaltos com explosivos. O outro morto foi identificado como Antônio Francisco da Costa e Silva e seria foragido do sistema prisional.

O grupo é suspeito de realizar o assalto a um carro forte na BR­316, em Campo Maior (PI), no dia 23 de novembro e um o assalto a um carro forte em Coelho Neto (MA) no dia 1º de novembro deste ano. Eles também seriam responsáveis pela explosão de caixas eletrônicos no município de Demerval Lobão (PI), no dia 16 de dezembro.
No sítio em que os suspeitos utilizavam como local de apoio os policiais apreenderam um farto material utilizado nas ações criminosas. Foram encontrados três carros roubados, quatro fuzis, três submetralhadoras, três pistolas, dois revólveres, além de 28 bananas de dinamites e equipamentos para explosões de cofres.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Juiz obriga Banco do Brasil de Lima Campos a funcionar


O Banco do Brasil tem o prazo máximo de 30 dias, para restabelecer o total do funcionamento de sua agência física no Município de Lima Campos, inclusive, com a efetiva disponibilização dos serviços de saques nos caixas internos e nos caixas eletrônicos da agência. A determinação é do juiz Marco Adriano Ramos Fonseca, titular da 1ª Vara de Pedreiras.
A ação civil coletiva, proposta pelo Município de Lima Campos, alega a agência bancária foi parcialmente explodida por bandidos ao arrombar os caixas eletrônicos, razão pela qual ficou suspenso o atendimento bancário na cidade. Versa o pedido: “Aduz que passados quase um ano do acontecido, o Banco do Brasil permanece inerte no restabelecimento de seus serviços, prejudicando uma carteira de cerca de três mil clientes diretos, que mensalmente continuam a contribuir com sua taxa de manutenção de conta em favor da instituição financeira”.
O Município ressalta que a suspensão dos serviços bancários além de impactar diretamente os correntistas locais, prejudica a comunidade como um todo, pois atenta contra a economia do município em razão da dificuldade de circulação de dinheiro na cidade. O pedido explica que os correntistas locais que desejam obter atendimento bancário têm que viajar às cidades vizinhas, já que o Banco do Brasil não disponibilizou sequer algum posto de atendimento na cidade durante esse período, o que vem gerando despesas de locomoção e imensuráveis transtornos aos milhares de consumidores do banco vinculados à agência de Lima Campos.
A contar da data da ciência desta decisão, o Banco do Brasil tem 30 dias para restabelecer total do funcionamento de sua agência física em Lima Campo. Em caso de atraso no cumprimento ou descumprimento injustificado, total ou parcial, a multa diária a ser aplicada é de R$ 10 mil.
OBS: Em Coelho Neto, está acontecendo exatamente o que aconteceu na cidade de Lima Campos, se as autoridades não se interverem, o Banco do Brasil só abrirá as portas quando bem entenderem. Alô MP!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Ex-ministro Antônio Palocci é preso na 35ª fase da Lava Jato


O ex-ministro Antonio Palocci (PT) foi preso na 35ª fase da Operação Lava Jato, que foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (26). Ao todo, foram expedidos 45 mandados judiciais, sendo 27 de busca e apreensão, três de prisão temporária e 15 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento e depois liberada. A operação ocorre em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Antônio Palocci foi ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff e ministro da Fazenda no governo Lula. A ação foi batizada de “Omertà”.
A prisão do ex-ministro foi um pedido da PF, acatado pela Justiça. Ele foi detido em apartamento na Alameda Itu, no bairro Jardins, em São Paulo, e será levado da PF na capital paulista para a carceragem da PF, em Curitiba, no ínicio da tarde. Os policiais também cumprem mandados na casa e no escritório do ex-ministro.
Os outros dois presos são: o ex-secretário da Casa Civil Juscelino Antônio Dourado e Branislav Kontic, que atuou como assessor na campanha de Palocci em 2006. Eles também serão levados para Curitiba.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Candidato a vereador é preso com vários títulos eleitorais em Igarapé do Meio

Mateus Martins Xavier

O candidato a vereador pelo PCdoB de Igarapé do Meio, Mateus Martins Xavier, foi preso, na noite de ontem (14), suspeito de cometer estelionato previdenciário e crime eleitoral. A prisão foi em flagrante delito após a polícia cumprir um mandado de busca e apreensão na casa de Mateus
Segundo informações policiais, o candidato estava em sua residência, localizada no Povoado São Vicente, quando foi surpreendido pelos agentes da Polícia Civil. Na ocasião, José Wilson estava com vários títulos eleitorais, carteiras de trabalho e carteiras de identidades, que provavelmente são de moradores daquela localidade.
Ele foi encaminhado para a delegacia regional de Santa Inês, onde foi autuado por crime de estelionato previdenciária e retenção de documentação.
Mateus ficará preso e a polícia já deu início a uma investigação que apura fraude previdenciário, na qual o candidato pode estar envolvido.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Termina em divórcio litigioso o casamento de Suzane von Richthofen

O casamento das presidiárias Suzane von Richthofen e Sandra Ruiz, o Sandrão, acabou em divórcio litigioso. O objeto da disputa são três máquinas de costura industrial da marca Sansei, avaliadas em 12 000 reais. As duas se casaram na Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, em outubro de 2014. 


No mesmo ano, elas deram uma entrevista ao apresentador Gugu Liberato, da TV Record, contando detalhes do enlace. Comovido com a história (e agradecido porque a entrevista rendeu recorde de audiência), o apresentador mandou dar de presente o maquinário para elas recomeçarem a vida aqui fora. 
Na cadeia, Suzane tornou-se uma das melhores profissionais do atelier de costura que funciona dentro de Tremembé, onde são fabricados os uniformes das presas e dos guardas que as vigiam do alto da muralha. Sandra era responsável pela manutenção das máquinas. Gugu mandou comprar três máquinas idênticas às usadas por elas na oficina.
A partir desse ponto, a história passa a ter duas versões. Suzane sustenta que Gugu deu as três máquinas a ela e não a Sandrão. Como não recebe visita de qualquer parente e não possui até hoje nenhuma referência familiar – ela não recebe visitas nem de amigos e o seu irmão Andreas não a vê há 10 anos – a acusada de matar os pais a pauladas pediu que o presente ficasse na casa do irmão de Sandra, na cidade de Mogi das Cruzes. Pelo combinado, diz ela, assim que começasse a sair da cadeia no regime semiaberto, pegaria as máquinas para montar o seu tão sonhado atelier de costura.

Tempo de espera por atendimento em cartórios deve ser de 30 minutos

Usuários aguardam atendimento em cartório da capital
Os cartórios devem iniciar o atendimento no prazo máximo de 30 minutos, a partir do momento em que o usuário tenha entrado na fila de atendimento. A determinação vale para todas as serventias extrajudiciais do Estado e o cartório que não obedecer ao prazo responderá a processo administrativo disciplinar.
O cumprimento do tempo de espera em fila é um dever dos notários e registradores com o público usuário dos serviços extrajudiciais. Essa é um das obrigações listadas entre os deveres dos notários e registradores previstos no Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça.
Dentre outros deveres, os cartorários têm de “atender às pessoas com eficiência, urbanidade e presteza” e afixar, em local visível, de fácil leitura e acesso ao público, as tabelas de emolumentos em vigor. Devem, ainda, facilitar, por todos os meios, o acesso à documentação existente às pessoas legalmente habilitados.
“Todos esses itens são analisados durante as visitas de inspeção aos cartórios, com o objetivo de atestar a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios”, explica a juíza corregedora Sara Gama.
A consulta ao Código de Normas da Corregedoria Geral da Justiça pode ser feita pelo endereço eletrônico da CGJ-MA: http://www.tjma.jus.br/cgj/visualiza/sessao/28/publicacao/9289. Qualquer reclamação do usuário sobre o atendimento pode ser feita `a Ouvidoria do Poder Judiciário, pelo telefone 0800-707-1581 - a ligação é gratuita.

Helena Barbosa
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
asscom_cgj@tjma.jus.br
www.facebook.com/cgjma
www.twiter.com/CGJ_MA
(98) 3198-4636/ 3198-4624.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Bancários entram em greve por tempo indeterminado

A categoria reivindica entre outros, reajuste salarial e aumento do piso.




Bancários de todo o país entram em greve hoje, dia 06, depois de rejeitar a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As reivindicações incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale‐alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira.
Servidores do Maranhão
Os servidores bancários do Maranhão definiram por realizar manifestações de greve durante todo o dia de hoje em apoio à paralisação nacional da categoria em resposta ao não acordo entre Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nos valores do reajuste salarial e do abono.
As manifestações acontecem desde o início da manhã com piquetes em frente às agências bancárias e concentração geral a partir de 11h na Praça Deodoro. Isso foi decidido em assembleia extraordinária realizada no início da noite de ontem na sede do Sindicato do Bancários do Maranhão, na Rua do Sol ‐ Centro.
A orientação dada pelos sindicatos e federações para escapar da greve é utilizar os canais alternativos de atendimento bancário. Entram na lista o serviço de Internet Banking e aplicativos para smartphones para transações financeiras (pagamentos e depósitos online), já para quem vai realizar saque deve optar pelos caixas eletrônicos que funcionam normalmente ou os correspondentes bancários como Casas Lotéricas (Caixa Econômica Federal), Coban (Banco do Brasil) etc.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Veja as musas das eleições no Maranhão 2016

Quem são as musas das eleições de Outubro próximo no Maranhão?

Hoje o Blog divulga duas delas, a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião (PTdoB), que busca sua reeleição e a jovem candidata a prefeita na cidade de Bacabeira, Fernanda Gonçalo (PMN).

Cristiane Damião





Fernanda Gonçalo









sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Liminar restabelece perda do mandato da prefeita afastada Lidiane Leite



A pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça proferiu decisão liminar, em 18 de agosto, suspendendo os efeitos do Decreto Legislativo nº 003/2016, da Câmara de Vereadores de Bom Jardim, e restabelecendo os efeitos do Decreto Legislativo nº 006/2015, que declarou a perda do mandato da prefeita Lidiane Leite.
A solicitação foi formulada em Ação Civil Pública anulatória de ato administrativo ajuizada pelo promotor de justiça Fábio Santos de Oliveira contra o presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jardim, Arão Sousa da Silva. A decisão foi assinada pela juíza Denise Pedrosa Torres.
O Ministério Público do Maranhão afirmou que o Decreto nº 003 foi emitido de forma irregular e unilateral pelo presidente da Câmara. Não foi publicado no Diário Oficial, no mural ou disponibilizado aos demais vereadores, desrespeitando os princípios da publicidade e transparência
Em caso de descumprimento da decisão, foi fixado o pagamento de multa diária de R$ 5 mil a ser paga pelos funcionários ou autoridades responsáveis pelo cumprimento da ordem judicial.
O Decreto Legislativo nº 006/2015, que afastou a prefeita, atendeu os ditames da Constituição Federal e da Lei Orgânica do Município. O ato foi baseado no fato de que a prefeita afastada se ausentou do cargo, por mais de 15 dias, sem autorização da Câmara de Vereadores.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

TCE-MA entrega lista de 1.319 gestores com contas rejeitadas ao TRE

Nenhum dos condenados pode mais recorrer das decisões



O Tribunal de Contas do Estado (TCE) entregou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, nesta quarta-feira 15, uma lista de 1.319 agentes com contas julgadas irregulares. Com a sentença do Superior Tribunal Federal (STF), do último dia 10, a relação não serve mais de base para a declaração de inelegibilidade para as eleições municipais de 2 de outubro.
Contudo, nenhum dos condenados pelo órgão fiscalizador pode mais recorrer das decisões.
A listagem está disponibilizada pelo portal do TCE-MA para que a sociedade tome conhecimento dos gestores públicos que não usaram bem o dinheiro público nos últimos oito anos, principalmente agora que cabe à Câmara de Vereadores, que atua em sua maioria em coluio com gatunos de dinheiro público, a tornar os gestores ficha suja.
Além de prefeitos e ex-prefeitos, na relação constam os nomes de presidentes e ex-presidentes de câmaras municipais e de gestores de órgãos da administração direta e indireta do Estado e dos municípios do Maranhão, além de contas de convênios estaduais e federais geridos pelos chefes dos Executivos municipais.
Entre os nomes de secretários mais conhecidos estão os secretários municipais de São Luís Helena Duailibe e Canindé Barros.
Já entre os prefeitos aparecem os de Afonso Cunha, José Leane; de Anapurus, Tina Monteles; Centro do Guilherme, Maria Deusdete Lima, a Detinha; e o de Imperatriz, Sebastião Madeira.
Entre ex-gestores estão na lista a ex-prefeita de Açailândia Gleide Santos; de Arari, Leão Neto; de Bacabeira, José Venâncio, o Venancinho; de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim; de Barreirinhas, Milton Dias Rocha Filho, o Miltinho; de Nina Rodrigues, Iara Quaresma; de Caxias, Paulo Marinho; de Chapadinha, Magno Bacelar; de Paço do Lumiar, Bia Aroso; de São Benedito do Rio Preto, Creomar Mesquita; e o ex prefeito de Imperatriz, Ildon Marques.
Ao todo, o TCE-MA julgou 3.239 processos. Como alguns gestores sofreram mais de uma condenação, a lista enviada ao TRE-MA possui um total de 4.165 registros.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Agiota colocava vítimas em caixão como forma de tortura para cobrar dívidas

Agiota Raimar Costa Pinto
Preso na última sexta-feira (29), o empresário e pecuarista Raimar Costa Pinto era realmente temido pela população de Barra do Corda devido a forma que agia para cobrar quem o devia.
Tido como um dos mais famosos agiotas do Centro Sul do Maranhão, ele emprestava grandes valores para empresários locais e políticos da região, chegando triplicar seus bens.
De acordo com delegado de Barra do Corda, Renilto Ferreira, em oitivas informais, algumas outras vítimas alegaram que foram torturadas pelo acusado e que não prestavam Boletim de Ocorrência por medo de retaliações.
“Eram obrigadas a se deitarem dentro de um caixão, o qual o pecuarista possui em sua residência, torturadas, vítimas de agressões físicas, que era uma forma de intimidá-los a quitar as dívidas”, explicou o delegado.
O agiota foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, crimes de usura, ameaças, invasão de domicílio e crime ambiental pela morte do cachorro de uma das vitimas. Ele colocou o animal dentro de uma mala e depois deixou em cima da cama dessa pessoa que vinha sendo aterrorizada por ele.



















quarta-feira, 27 de julho de 2016

Procurador da República pede condenação de Soliney Silva por aluguéis irregulares

Soliney de Sousa e Silva alugou quatro imóveis sem o devido procedimento licitatório.



O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação penal pública contra o prefeito do município de Coelho Neto (MA), Soliney de Sousa e Silva, pela locação de quatro imóveis sem o devido procedimento licitatório. Cerca de R$ 128 mil foram utilizados do Programa Brasil Escolarizado do Ministério da Educação.
Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), que apurou as irregularidades, não houve pedido de dispensa para a locação de imóvel, formalidade prévia necessária para verificação da necessidade e da conveniência da contratação e disponibilidade dos recursos públicos. Os dados foram obtidos por meio de notas de empenho assinadas pelo prefeito.
De acordo com o procurador regional da República Ronaldo Albo, o procedimento de dispensa de licitação deve se pautar nas previsões da Lei nº 8.666/93 para a formalização das contratações diretas realizadas pela administração pública.
Em declaração, o prefeito se comprometeu a justificar as irregularidades, no entanto, não apresentou os documentos necessários, apesar de ofício encaminhado pela Polícia Federal.
O MPF aguarda o recebimento da denúncia pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília. Se condenado, o prefeito poderá cumprir pena de detenção de três a cinco anos mais o pagamento de multa. O prefeito também deve responder por crime de responsabilidade devido ao desvio de recursos em proveito próprio ou alheio.
Fonte: Blog do Neto Ferreira

quarta-feira, 20 de julho de 2016

TV Mirante é detonada depois de críticas aos Sarneys serem cortadas


O contador Cláudio Gomes concedeu entrevista à TV Mirante para falar dos problemas estruturais do Espigão Costeiro, localizado na Península da Ponta D’areia. O que ele não contava era que a entrevista fosse manipulada para atacar o governo e a prefeitura.
Nas redes sociais, ele se manifestou e afirmou que o grupo de comunicação da oligarquia quer jogar a culpa de tudo que não está de acordo no Maranhão nas atuais administrações. “Em entrevista concedida ao JMTV cortaram toda minha fala em que comentei que os erros do Espigão eram da gestão dos Sarney’s”, disparou.
Cláudio Gomes ainda ressaltou que editaram tudo para influenciar o telespectador a direcionar os erros ao governo que só está há dois anos na administração estadual. “Só posso dizer que nesse tempo, já tem MAIS ASFALTO no MA que em 50 anos do dono do mar. Precisamos e vamos progredir. Ainda há tempo e vontade”, completou, revoltado com a postura do grupo de comunicação da família Sarney.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Sindjus quer impedir presidente do TJ de nomear novos juízes no Maranhão

Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão (Sindjus), protocolou um pedido ontem para que a Justiça determine, ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado, desembargador Cleones Cunha, a suspensão de nomeação e abstenção em dar posse aos novos juízes no estado.
Na argumentação do Sindjus, se o TJ está atuando acima do limite orçamentário autorizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal para despesas de pessoal e que por esse motivo proibiu por resolução a nomeação de novos servidores concursados, a mesma regra deve valer para a nomeação de novos juízes e ocupantes de cargos comissionados pelo tribunal.
A ação está nas mãos do juiz de Direito Douglas Melo, que segundo o Sindjus, também tem a opção de convocar uma audiência pública de conciliação entre os interessados.
A equipe de advogados contratada pelo Sindjus para atuar nesse caso foi a mesma contratada para defender os 21,7% no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo o presidente do sindicato, Marcio Luis Andrade Souza.
Ainda não há uma decisão sobre o caso.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Maranhão tem os municípios menos transparentes do país

Foi o que apontou o Ranking Nacional de Transparência.


O Maranhão apareceu na última colocação do Ranking Nacional de Transparência no quesito Governo Municipal. Isso quer dizer que dentre as unidades da Federação, o Estado tem os municípios menos transparentes com as contas públicas. Obteve a nota 1,18 na 1ª avaliação e 2,84 na 2ª, bem abaixo da média nacional que registrou 3,92 e 5,15, respectivamente.
Com relação ao índice de transparência Governo Estados, o Maranhão teve um desempenho melhor que no item anterior, mas ainda ocupou a 15ª colocação, com as notas 7,7 e 8,5 na 1ª e 2ª avaliação, respectivamente.
O questionário foi aplicado pelas unidades do Ministério Público Federal no Brasil inteiro e elaborado por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), Banco Central, entre outras instituições de controle e fiscalização.
A 1ª avaliação aconteceu entre 8 de setembro e 9 de outubro de 2015 e a segunda entre os dias 9 e 20 de maio de 2016. Em cada uma foram avaliadas as ferramentas e informações disponibilizadas nos portais da transparência dos municípios. Levando em consideração os dados sobre receitas, despesas, licitações, contratos e relatórios de prestação de contas.



quarta-feira, 8 de junho de 2016

Homem que matou escrivã da polícia de Caxias é condenado a 35 anos de prisão



Em júri promovido pela 2ª Vara da Comarca de Caxias nesta terça-feira, 07, o acusado Francisco Alves Costa foi condenado a 35 anos de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio cometidos, respectivamente, contra a escrivã Loane Maranhão da Silva Thé e contra a investigadora de polícia Marilene Santos Almeida. Presidiu o julgamento o juiz titular da Vara, Anderson Sobral de Azevedo.

De acordo com a denúncia, no momento em que Loane colhia o depoimento do réu, fazendo as perguntas e digitando as respostas, o acusado, aproveitando-se disso, investiu contra a escrivã, atingindo-a no tórax com uma faca, causando-lhe a morte. Ato contínuo, quando fugia do local do crime, golpeou, ainda com a faca, e também no tórax, a investigadora de polícia Marilene Santos Almeida, que tentava socorrer a colega de trabalho ferida.



Os crimes ocorreram no dia 15 de maio de 2014, por volta das 12h, no cartório da Delegacia Especializada da Mulher – DEM, em Caxias, onde o condenado prestava esclarecimentos sobre possíveis crimes de estupro praticados contra as suas (dele) duas filhas menores.
Quebrando a porta da delegacia para fugir, o réu dirigiu-se a sua residência, onde foi detido pelas guarnições da Polícia Militar e da Polícia Civil que o perseguiam desde a saida do local do crime.
Interrogado, Francisco afirmou que cometeu o homicídio contra Loane por achar que seria preso pelo estupro das filhas menores, crime que o réu confessou por ocasião do interrogatório.
A Justiça negou o direito do condenado recorrer em liberdade e manteve a prisão preventiva do mesmo.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

40 mil dólares são apreendidos no MA escondido em caminhão



A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão apreendeu 40 mil dólares (cerca de R$ 140.800,00) escondidos em compartimento de uma carreta durante abordagem feita na rodovia BR-010, no Maranhão.
Os ocupantes do veículo disseram não ter conhecimento da existência do dinheiro. Na oportunidade os policiais realizavam fiscalização de rotina no Posto PRF da cidade de Porto Franco, localizado no Km 156.
A PRF apreendeu os valores quando abordaram o veículo de tração Volvo/NL12, de placa KDW-9663/PA, acoplado ao semi-reboque de placa OTK-5642/PA, que tinha como condutor Jorge Miranda Teixeira e passageiro Raimundo Nonato de Morais Gomes.
Diante do nervosismo dos abordados e a constatação através de consulta aos sistemas informatizados de que o Jorge Miranda já havia sido preso no ano de 2002 sob acusação de tráfico de drogas, a equipe decidiu realizar revista no veículo em virtude da fundada suspeita de transportarem ilícitos no veículo.
Após intensa revista, foi encontrado na parte traseira da cabine um pacote de plástico contendo 40 mil dólares americanos.
Nenhum dos ocupantes do veículo declarou ser proprietário do dinheiro. Os dois afirmaram que não tinham conhecimento da existência dessas cédulas no veículo.
Os ocupantes do veículo e a quantia apreendida foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Porto Franco para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis.

domingo, 17 de abril de 2016

Deputados do MA empatam em votação do impeachment; veja a lista

Todos os deputados estaduais foram procuradores pela equipe da Folha.




Os deputados federais do Maranhão definiram, na noite deste sábado (16), sua posições políticas sobre à abertura de processo de impeachment, conforme levantamento feito pela Folha.
De acordo com pesquisa realizada, a bancada maranhense elevou para 9 o número de parlamentares que vão votar favorável a presidente Dilma Rousseff. Ou seja, existe hoje um empate entre os deputados contra ou a favor do impeachment.
Para aprovar à abertura de processo de impeachment serão necessários 342 votos.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ary Fontoura ataca Dilma Rousseff no 'Domingão': 'Golpe quem deu foi a senhora'

Ary Fontoura ataca Dilma Rousseff no 'Domingão': 'Golpe quem deu foi a senhora'

Ary Fontoura voltou a criticar a presidente Dilma e seu governo, desta vez no programa "Domingão do Faustão", neste domingo (10). Após declarar que apoiaria o impeachment se fosse preciso, o ator atacou a dirigente após falar sobre a atuação situação política do país.
"Fala-se muito que impeachment é um golpe. Sobretudo a presidente do Brasil. Gostaria de mandar um recado para ela. A senhora está empregando a palavra errada. Golpe quem deu foi a senhora, e a senhora deu um golpe baixo, prometeu uma infinidade de coisas para os seus eleitores e não cumpriu", declarou Ary Fontora, no ar na novela "Êta Mundo Bão". Ele foi bastante aplaudido e parte da plateia do programa ficou de pé. "O país pertence a 200 milhões de pessoas e não a um 'grupeiro'. Então, nós temos a obrigação de pensarmos sempre no Brasil, ordem e progresso, de repente é uma frase que nunca deve sair de nossa cabeça. Temos que fiscalizar sempre o presidente. Quem paga o salário da presidente somos nós", continuou.
Rapidamente, o nome de Ary Fontoura chegou aos Trending Topics do Twitter e o ator recebeu o apoio de muitos internautas. Alguns usuários da rede social criticaram a opinião do ator e disseram que já imaginavam que ele falaria sobre o assunto no programa. Outros artistas apoiam a queda da presidente, como Susana Vieira e Márcio Garcia,  que estiveram em um protesto contra o governo. Juliana Paes e Marcelo Serrado chegaram a gravar um vídeo convocando a população para a manifestação.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Ex-BBB Fani Pacheco revela que está processando a Globo por danos morais



Fani Pacheco levou adiante a ideia de processar a TV Globo. A ex-participante da 7ª e 13ª edição do "Big Brother Brasil" entrou na Justiça contra a emissora carioca alegando que, da segunda vez que entrou no programa, a produção teria retirado um dos antidepressivos que ela tomava na época.
"Eu sou Bacharel em Direito. Eu li três vezes o contrato, então eu sei bem o que estou falando", revelou ao "TV Fama", RedeTV!, da qual é repórter atualmente, na edição da última quarta-feira (6).
A loira contou ainda que pensou em mover uma ação cível pública e enviar o caso até para o Ministério Público, pois o canal não teria o direito de restringir o direito de alguém se medicar.
"Imagina se eu tenho diabete e me negam o remédio. No meu caso, eu tenho um problema no cérebro. Nem a minha família estava me reconhecendo mais, pois eu fiquei completamente alterada. Eu cheguei a procurar o Boninho depois do programa, mas ele disse que não tinha sido ele a tirar o remédio."
O processo foi ajuizado há cerca de três semanas e Fani pede indenização por danos morais e outros problemas causados pela proibição do uso do medicamento dentro do confinamento. "Eu fiquei muito deprimida com isso. Pensei até em me matar", completou.
A ex-sister contou que resolveu abrir o processo depois de comparar suas atitudes dentro do confinamento com as de Ana Paula Renault, do "BBB 16". A mineira foi expulsa do programa deste ano, após dar dois tapas no rosto de Renan durante uma festa.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Gabarito processo seletivo da saúde sai amanhã

Segundo organização do seletivo, não houve nenhum tipo de anormalidade. Candidatos puderam responder as questões tranquilamente

Candidatos compareceram ao local de provas atencipadamente para garantir participação no seletivo

O processo seletivo da saúde foi realizado ontem na capital e no interior do estado. Mais de cem mil candidatos foram inscritos, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Foram ofertadas 7.902 vagas, distribuídas nos níveis fundamental, médio e superior, para preenchimento de vagas da rede estadual de saúde, com salários que podem chegar a R$ 4.500.
Na capital, a movimentação foi tranquila, muitos candidatos chegaram bem antes dos portões fecharem pela manhã, o que estava previsto para as 9h. O candidato Fábio Reis Santos afirmou que chegou bem cedinho para a realização do exame. “Melhor estar adiantado do que atrasado e há muito tempo venho me preparando para concursos. Surgiu essa oportunidade, não posso perdê-la. Se não der para passar nesta prova, vou continuar tentando até conseguir”, afirmou.
O candidato Thayson Silva, que fez prova para concorrer à vaga de auxiliar administrativo, afirmou estar confiante. “Desde quando fiquei sabendo desse seletivo que estou me dedicando aos estudos de forma intensa, fiz uma boa prova, agora é aguardar pelo resultado”, comentou.

No período da tarde, as provas foram aplicadas a partir das 14h40. Os portões se abriram das 13h30 às 14h30. As provas tiveram duração de três horas e 30 minutos para os níveis fundamental e superior. Elas ocorreram nas cidades de São Luís, Codó, Imperatriz, Timon, Santa Inês e Presidente Dutra. Os aprovados nos seletivos atuarão nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) situados nas regionais de saúde de São Luís, Imperatriz, Codó, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.

Cargos
Nível fundamental – auxiliar operacional de serviços gerais e maqueiro.
Nível médio – agente de portaria, atendente de consultório médico, atendente de consultório odontológico, auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia, faturista, lactarista, motorista (categoria D) e recepcionista.
Nível técnico – técnico em enfermagem, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, técnico em imobilização ortopédica, técnico em patologia clínica, técnico em radiologia e técnico em tomografia.
Nível superior – administrador hospitalar, assistente social, bioquímico, educador artístico, educador físico, enfermeiro, enfermeiro UTI adulto, enfermeiro UTI pediátrica e neonatal, farmacêutico, fisioterapeuta, fisioterapeuta UTI adulto, fisioterapeuta UTI pediátrica e neonatal, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.
Gabarito e provas práticas
O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será publicado amanhã, a partir das 12h, no sitewww.funcab.org. Já a divulgação do gabarito oficial e das notas das provas será no dia 24 de abril de 2016. A realização das provas práticas ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho, com previsão de divulgação do resultado final do certame até o dia 8 de julho.
O secretário de Estado da Saúde (SES), Marcos Pacheco, ressaltou que a impessoalidade é a característica mais importante dos processos seletivos públicos. “Por meio desses seletivos, não é mais possível trabalhar na Rede Estadual de Saúde por meio de indicações. O profissional pode conquistar uma vaga mediante esforço próprio, estudo e experiência. Esse é o princípio da impessoalidade, onde o governo Flávio Dino está oportunizando o trabalho a todos, levando em consideração, sobretudo, a qualificação e o mérito”, justificou Marcos Pacheco.
Para o subsecretário da SES e presidente da Emserh, Carlos Lula, a oferta do seletivo é a forma mais adequada de se chegar à excelência no atendimento da rede de saúde do estado, atendendo ao desejo do governo. “Teremos profissionais qualificados, que ocuparão suas vagas por preparo profissional. O paciente irá sentir a mudança na qualidade do atendimento”, declarou Lula.



sexta-feira, 1 de abril de 2016

Justiça indefere pedido de advogado do MA para afastar Eduardo Cunha


O juiz federal Clecio Alves de Araújo, da vara única da Subseção Judiciária de Bacabal, indeferiu o pedido de afastamento do deputado Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados, feito em ação popular movida por Aidil Lucena Carvalho.
No pedido, o autor sustenta que o objetivo da medida é “preservar a moralidade administrativa contra ações do Presidente da Câmara do Deputados, que, nessa condição, tem obstaculizado  o processamento de  representação contra si proposta por alegada quebra de decoro parlamentar, além de conduzir o processo de Impedimento (Impeachment) da Presidente da República com notória parcialidade e violações processualísticas”.
Na decisão, o juiz cita o que diz a Constituição Federal: “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural…”  Ao analisar o pedido, o juiz entendeu “não estarem satisfeitos os requisitos para, ao menos nesse momento inicial, deferir a medida de afastamento”. Ele também destacou que o mesmo pedido (de afastamento) foi feito ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador Geral da República, sendo que não ocorreu manifestação liminar acerca do pedido.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Escolas estaduais fecham as portas por falta de pagamento e energia em Anapurus

Alunos de escola em Anapurus estão sem aulas por conta de corte de energia



A triste realidade vivida pelos estudantes da cidade de Anapurus parece não ter fim. Os alunos e professores tem cobrado medidas urgentes para o governador do estado para que não deixe centenas de alunos fora das salas de aulas.
Devido a falta de pagamento de seis meses de aluguel, uma ordem de despejo já foi feita e o fornecimento de energia cortado esta semana.
Os alunos do C.E. Dr.José Maria Cabral Marques,  atualmente conhecida como C.E deputado Júlior Pires Monteles- URE Chapadinha, vem há tempos sofrendo com o descaso do governo Flávio Dino.
“É inaceitável que uma escola fique de portas fechadas por conta de irresponsabilidade do governo. É necessário um prédio próprio para que a escola funcione normalmente”, disse uma das professoras.
O local onde funcionava a escola foi fechado para reforma, algo que nunca aconteceu, servindo apenas para a demolição do prédio e acúmulo de sujeira. Por conta do desalojamento, os alunos estão há mais de dois anos sendo jogados de um lado para outro, em locais insalubres e sem a menor condição de ser obter uma educação digna.
Agora para piorar a situação, o atraso do aluguel da residência que foi locada para abrigar os alunos e o corte do fornecimento de energia do prédio pelo governo fez com que a escola fechasse as portas de vez.
Os alunos, professores e diretores não sabem mais a quem recorrer já que o estado não quer assumir a responsabilidade de pagar os débitos de aluguel e energia.
Para tentar chamar a atenção das autoridades, alunos e professores farão uma mega manifestação fechando a BR 222 nas imediações da cidade.
O secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão, parece ainda não ter tomado controle do caos em que se encontra a pasta. A situação vexatória está do mesmo jeito em vários municípios, escolas abandonadas, alugueis atrasados, sem segurança, sem fornecimento de água e energia, sem materiais didáticos e assim dia pós dia os alunos continuam sendo os únicos prejudicados, ficando fora das salas de aulas. Lamentável!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Moro diz ao STF que Lula quis 'intimidar e obstruir' as investigações


O juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato


No ofício que enviou ao Supremo Tribunal Federal para explicar porque mandou grampear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e porque deu publicidade aos áudios, o juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, cravou que o petista quis "intimidar" e "obstruir" as investigações das quais era alvo.
Para o magistrado, a conduta de Lula pode "configurar crime de obstrução à Justiça" - tipificado na Lei 12.850/13, que define organização criminosa.
"Mesmo sem eventual tipificação, condutas de obstrução à Justiça são juridicamente relevantes para o processo penal porque reclamam medidas processuais para coartá-las", anotou o juiz.
Moro transcreveu, na peça de 30 páginas, 12 interceptações telefônicas da Polícia Federal anexadas aos autos da Operação Aletheia, desdobramento da Lava Jato que pegou Lula e a ele atribui a propriedade do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP) - o que é negado veementemente pela defesa do petista.
O juiz chamou a atenção para um grampo em especial, no qual Lula disse a seu interlocutor "eles têm que ter medo", em referência aos investigadores que vasculham sua vida. Para Moro, o ex-presidente fez tal afirmação "sem maiores pudores".
"Não se trata de uma afirmação que não gere naturais receios aos responsáveis pelos processos atinentes ao esquema criminoso da Petrobras. Entendeu este Juízo que, nesse contexto, o pedido do Ministério Público Federal de levantamento do sigilo do processo se justificava exatamente para prevenir novas condutas do ex-presidente para obstruir a Justiça, influenciar indevidamente magistrados ou intimidar os responsáveis pelos processos atinentes ao esquema criminoso da Petrobras. O propósito não foi, portanto, politico-partidário."
Um grampo que Moro transcreve pegou Lula com o ministro Nelson Barbosa, da Fazenda. O ex-presidente demonstra contrariedade com a ação da Receita no Instituto Lula e na LILS Eventos e Palestras. Aparentemente, ele sugere ao ministro que cobre do Fisco investigações em emissoras de TV e até na fundação do adversário político Fernando Henrique Cardoso, do PSDB.
"O ex-presidente contatou o atual ministro da Fazenda buscando que este interferisse nas apurações que a Receita Federal, em auxílio às investigações na Operação Lava Jato, realiza em relação ao Instituto Lula e a sua empresa de palestras. A intenção foi percebida, aparentemente, pelo ministro da Fazenda que, além de ser evasivo, não se pronunciou acolhendo a referida solicitação", destaca Moro.
Para o juiz, "em princípio, não se pode afirmar que o referido diálogo interceptado não teria relevância jurídico-criminal e, se tem, não se pode afirmar que a divulgação afronta o direito à privacidade do ex-presidente".
"A colheita fortuita do diálogo com autoridade com foro privilegiado, entretanto, não implica a necessidade de mudança do foro para o Supremo Tribunal Federal, pois não há qualquer elemento probatório que autorize conclusão de que o ministro Nelson Barbosa cedeu às solicitações indevidas do ex-presidente, o contrário se depreendendo do diálogo. Isso, porém, não torna inválida à interceptação ou impede a utilização ou a divulgação do diálogo, a pretexto de preservar privacidade, pois não há esse direito em relação ao investigado Luiz Inácio Lula da Silva, já que o diálogo, para ele, tem relevância jurídico-criminal", assinalou o juiz.
Moro aponta "outros diálogos do ex-presidente intencionando ou tentando obstruir ou influenciar indevidamente a Justiça". "Há também diálogos nos quais revela a intenção de intimidar as autoridades responsáveis pela investigação e processo", escreveu
Em nota, o Instituto Lula disse que o ex-presidente "não é réu, não cometeu nenhum crime nem é investigado pela Justiça". O texto afirma também que "são falsas e sem fundamento as acusações contra o ex-presidente" e que "Lula em nenhum momento fugiu da Justiça".